Quando?

É impressionante a quantidade de eventos que acontecem quando a gente resolve sair da mente para passear no presente. A maior parte do tempo estamos envolvidos e agarrados a coisas que aconteceram ou que imaginamos que podem existir se, quando, quem sabe, talvez.

Pouca gente que eu conheço para para sentir que respira, que as pernas estão dobradas, os braços cruzados, a testa franzida, a cadeira estofada, a luz fria, o elevador cheio, a catraca gelada, a porta de vidro engordurada, os cabelos atrapalhados pelo vento na rua, o pombo atrás de migalhas, os mendigos atrás das migalhas, a gente atrás das migalhas. E as migalhas no chão.

É surpreendente como a vida pulsa a cada instante, mas como são raros os momentos que conseguimos de fato estar no agora de cada instante. É assustadora a quantidade de recursos disponíveis que inventamos ou que nos oferecem para não estarmos onde estamos, para esquecermos que o milagre da existência acontece initerruptamente, enquanto pensamos se, quando, quem sabe, talvez.

Todo sentido está no olhar, no toque, no gosto, no cheiro, na escuta. A escuta. Quantas vezes na vida a gente escuta de verdade? Quantas vezes na vida a gente escuta generosamente celebrando a alegria de ouvir o que o outro fala, sem que estejamos pensando no que responder de forma equilibrada ou reativa, ou tentando parecer esperto, bem resolvido, cheio de soluções, mais vítima ou menos na merda? Quando somos realmente capazes de saborear o que entoa cada instrumento daquela música, sem que sejamos acionados a pensar se, quando, quem sabe, talvez.

Tento quantificar no meu dia os minutos em que consegui sair do pensamento para olhar, ouvir, saborear, tocar e cheirar a presença. Não sei se chegam a 10.

Que mundo seria o meu se estivesse aqui e agora?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: