Pagarei, Deus. Pecado por pecado.

Um parágrafo de mea culpa. Sou um pouco descuidada com documentos e pequenos objetos que gostam de pular de bolsos e bolsas. A relação de números de RG e celulares que eu já tive nas cinco unidades da federação diferentes que residi que o diga. Em parte é um aprimoramento da minha linha genética, já que a minha mãe tem mania de arrancar o carro com a bolsa no teto. Também sou uma pensante compulsiva o que com frequência me desconecta da ação presente para me levar ao êxtase do próximo show do Paul Mccartney exatamente no momento de guardar as coisas no lugar certo. Fora a quantidade de Dry Martini que nunca combina com a atenção a esses detalhes durante as festas. Mas nada, absolutamente nada, justifica a loucura extraordinária que o serviço público de expedição de documentos propicia ao cidadão. Pois vejam.

Capítulo 1 – Detran/DF

– Oi. Boa tarde, Débora. Mudei de Brasília e minha carteira ficou aí no Detran. Queria saber o número e a data de vencimento, pois agora moro no Rio e preciso dessas informações para transferir, renovar e fazer uma versão internacional.
– CPF senhora.
– XXX.XXX.XXX-XX
– Senhora, sua CNH não existe no sistema do Detran-DF.
– Ué, mas ela foi apreendida por vocês. Está fisicamente em Brasília. Não aparece aí?
– Não senhora. Ela foi expedida em Brasília?
– Não, em SP.
– Então a senhora tem que ver no Detran de lá. Aqui não aparece nada.
– Mas moça, ela está aí!
– Senhora, se não foi expedida aqui não aparece no sistema.

Capítulo 2 – Detran/SP

– Oi. Boa tarde, Tereza. Gostaria de saber o número e o vencimento da minha habilitação. Ela foi apreendida em Brasília, agora moro no Rio, queria informações para transferir, renovar e fazer uma versão internacional.
– Nós não fornecemos essas informações, senhora.
– Se eu te passar o CPF, você não me fala o número da minha CNH?
– Não, senhora.
– Mas a orientação que tive no Detran/RJ é que eu preciso desse número para eles verificarem o que devo fazer, se renovação, se averbação, se nova CNH. Eu só quero saber o MEU número, que eu passo inclusive para a CIA aérea, pro porteiro da boate, não é nenhuma informação secreta.
– Senhora, para saber o número da sua CNH, a senhora deve comparecer a um posto do Detran/SP.
– Eu tenho que viajar até SP para saber o NÚMERO DA MINHA CNH?????
– Ou a senhora fala no Detran/RJ que a senhora perdeu a CNH e quer fazer uma renovação. Eles tem plenas condições de fazer essa consulta.
– Mas eu não perdi a minha carteira!!! Ela está no Detran/DF.
– Então a senhora tem que ir buscar no Detran/DF!
– Eu quero a gravação dessa ligação.
– Não fornecemos, senhora.
– Então pra que vocês dizem que está sendo gravada? Eu quero registrar que vocês não só não me passam o número, como me induzem a mentir e me obrigam a viajar!
– Um minuto senhora.
(…)
– Senhora.
– Sim. Acesse o link xxxxx.sp.gov.br e deixe uma reclamação. A gravação é só com ordem judicial. Mais alguma coisa?
– Meu Deus. Não.
– A senhora pode avaliar o atendimento?
– Jura?
– Senhora, é o que devo fazer de acordo com o script.
– Eu não vou avaliar nada moça. É uma tristeza essa sua vida. Não vou te foder mais. Tchau.

Capítulo 3 – Detran/RJ

– Oi. Boa tarde, Geisiane. Eu quero transferir a minha carteira de SP para o Rio, não sei o número, não sei se ela está vencida e ela está apreendida no Detran/DF. O que devo fazer?
– A senhora deve ligar para o Detran/SP e conseguir o número e o vencimento.
– Eles não fornecem por telefone.
– Eles não fornecem? Aqui fornece.
– Pois é moça, os paulistas são foda, não fornecem. O que eu faço?
– A senhora vai ter que ir até o posto com o número da CNH, CPF…
– Moça, eu não tenho o número da CNH.
– Então vai até o posto e pergunta o que fazer.
– E o serviço ao telefone serve para?
– Para agendar.
– Então eu quero agendar.
– Sem o número da CNH não é possível senhora.

Deixe uma resposta

